Câmera flagrou animal adulto circulando tranquilamente durante a madrugada por uma avenida que dá acesso a vários condomínios

Imagens de câmera de segurança de um condomínio registraram o animal andando pela Avenida Júlio Cassola, na madrugada de domingo (18).

No vídeo, gravado por volta das 2h, é possível ver que a onça é um animal adulto. Ela atravessa a via, depois entra no mato e desaparece.

Rosimeire Xavier, administradora de um dos condomínios, conta que trabalha desde 2011 no local e diz que nunca viu uma onça na região.

"Nós temos animais pequenos. Quati, gambá, lagarto, pássaros, mas esse tipo de animal mamífero não."
A preocupação dos moradores é que a área é usada por muitas pessoas para fazer caminhada durante a manhã e a noite.

Carolina Redis é um dos moradores que utiliza a pista ao redor da área de preservação. "Traz preocupação. A gente não sabe o que faz se deparar com ela aqui quando estiver correndo. A gente não sabe o que fazer."

Imagens aéreas feitas pela TV TEM dá para ver que a área verde tem ligação com a Serra São Francisco.

De acordo com o biólogo Welber Smith, a onça é da espécie parda e provavelmente vem da serra. Uma das caracteristicas do animal é andar bastante e explorar o ambiente, especialmente durante a noite.

"A onça parda chega a explorar 200 quilômetros quadrados de área. Ela requer animais de médio e grande porte para consumo. Então, ela vai explorar e buscar recursos. É um animal curioso."

O biólogo explica ainda que, caso algum morador encontre a onça, a orientação é não gritar.

"Não pode correr em hipótese alguma. A pessoa ergue a mão para cima para mostrar que é maior e o animal vai ficar com medo e vai fugir", diz.
Para Smith, a maior preocupação, caso a onça volte a aparecer, é de um acidente grave se o bicho for atropelado.

Quem encontrar a onça pela região pode chamar a Polícia Ambiental pelo telefone (15) 3238-2050 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.